sábado, 23 de agosto de 2008

Antes e depois da maternidade...
Participando de uma lista de mães, o tema "amigos antes e depois dos filhos" surgiu.
Muitas pessoas me diziam que a vida muda após a maternidade. Eu sinceramente não compreendia essa mudança. Não entendia como que pessoas esclarecidas e adultas podiam de uma hora para outra simplesmente apertar um botão interno e passar a viver uma vida completamente diferente daquela que viviam anteriormente. Não compreendia mesmo.
Hoje em dia vejo a maternidade como sendo uma metamorfose pela qual passamos. É claro que algumas pessoas não enxergam assim mesmo tendo filhos. No entanto, a metamorfose acontece. É como a lagarta que se transforma numa linda borboleta após um longo tempo de transformação.
A vida que se levava anteriormente não era melhor ou pior. As escolhas feitas anteriormente não são mais ou menos inteligentes, nem os assuntos são mais ou menos relevantes.

Durante uma conversa sobre o tema com meu marido, ele sabiamente me disse: "Dani, a gente não deixou os amigos de lado, apenas realinhamos nossas prioridades." Hoje, nossa prioridade não é sair com os amigos para comer pizza ou ficar assistindo filme na casa dos amigos até de madrugada. Nossa prioridade tem nome e certidão de nascimento. Nossa prioridade única e exclusiva é o bem estar do Kiyo.
Existem algumas pessoas que ousam dizer que os filhos são quem devem adaptar-se ao rítmo de vida dos pais. Eu digo o seguinte: essas pessoas não sabem o que é mater-paternidade... Pode ser que este estado do conhecimento delas seja temporário como o meu foi. E em breve estarão dando graças a Deus pelo presente único e absoluto de ter uma prioridade como a minha!
Beijos...
Dani

Nenhum comentário: