sábado, 18 de setembro de 2010

Maternar eh bom demais!!!



Hoje enquanto eu olhava o Kiyo brincando na praia, deixei minha mente ir longe. Lembrei dos momentos em que ele ainda era um bebezinho pequeno que ficava todo aconchegado no meu colo. E o meu colo parecia enorme pro corpinho pequeno dele.Quando chegamos aqui nos EUA, o Kiyo ainda mal falava. Quero dizer, ele sabia se comunicar, mas nao conseguia se expressar verbalmente. Foi quando comecamos a falar apenas em ingles com ele. Desde entao seu vocabulario aumentou exponencialmente e sua capacidade verbal soh faz nos impressionar.
Numa tarde quando fomos ao parquinho, ele estava todo feliz brincando com algumas criancas (todas com aproximadamente uns 9 ou 10 anos de idade) quando apareceram outras criancas da mesma idade das que jah estavam lah. Aparentemente, eram todas da mesma turma na escola. Entao as que brincavam no parque foram ao encontro das que chegavam. O Kiyo, como se fizesse parte da "galera", foi acompanhando. Eu o chamei dizendo para que ele viesse comigo. E ele nao pensou duas vezes. Parou, deu uma viradinha para tras com uma mao na cintura, e disse: "Nao mamae, I'm with guys" ou seja "Nao mamae, estou com a galera". E virou as costas e continuou a correr em direcao as criancas.
E assim eu vejo a cada dia o meu bebe crescendo e aprendendo novas coisas. Eu vejo o quao importante eh presenciar tudo isso e poder compartilhar em primeira mao essas maravilhas. Fiquei pensando nas pessoas que escolhem tercerizar a criacao de seus filhos nao por necessidade. Fiquei pensando em tudo que elas estao perdendo. Lembrei do Kiyo ainda bebe no meu colo e lembrei de todos os outros momentos que se passaram ateh que ele chegasse onde estamos hoje. Sao momentos unicos, momentos memoraveis, momentos de muito amor... e gracas a Deus, nao sao momentos que passaram em branco. Nos lembramos muitas coisas, algumas coisas ficam esquecidas em nossa memoria, mas tudo que aconteceu em nossas vidas nao passou num piscar de olhos. A cada momento da vida do Kiyo, estamos presentes. Estamos ali, ativos e presentes contando cada passo, vibrando com cada etapa.
Essa eh a vantagem da maternagem ativa.
Beijos a todas e todos...
Dani

3 comentários:

Bete Strøm disse...

Boa noite Dani, td bem? Realmente é muito gratificante acompanhar a cada progresso dos nossos pequenos, momento únicos, que somente mamães de tempo integral como nós poderemos desfrutar!
Uma curiosidade... Você ensina português pra ele também ou só vai ficar no inglês mesmo? Você não pretende vir mais ao Brasil? Beijos e tenha uma ótima semana!

Bete Strøm disse...

Ah, esqueci de falar!! O Kiyo é sua cara! Como pode parecer tanto??? O meu em compensação não tem nada de mim...hehehe bjs

Edson Negromonte disse...

Belo texto sobre educação dos filhos, Dani.