terça-feira, 17 de abril de 2012

Monarch Butterfly - Meu orgulho biólogo-cientista da natureza!

Qual o pai ou a mãe que não se enche de orgulho ao ouvi o filhote (com menos de 5 anos, por sinal) explicar com um certo nível de detalhe sobre algo relacionado à sua área de atuação? 
Bem... aconteceu assim:
Há algum tempo atrás, Kiyo voltou da escola contando que as borboletas fazem metamorfose (assim, usando essa palavra) e que a lagarta vira uma "chrysalis" (ou crisálida - pupa). Daí depois a "chrysalis" vira a borboleta. Eu achei muito legal. A gente sempre usa termos "científicos" com ele. Afinal, se vai aprender, que aprenda do jeito certo! 
Na semana passada, ele voltou da escola contando que a lagarta da borboleta-monarca come muito "milkweed", vira uma crisálida e depois vira borboleta e aí a borboleta vai para o México e "dorme". 
E tem como não ficar orgulhosa?? Ele não aprendeu isso comigo - escutou no programa Wild Kratts, mas aprendeu tão bem que anda "dando aulas" sobre o ciclo de vida da borboleta-monarca. Ele inclusive comenta a respeito de impactos "antropogênicos" para a população do inseto: "derrubaram todas as árvores da floresta, mamãe!".





Um comentário:

Bete Strøm disse...

Que inteligente esse garoto, sera que teremos um biologo na familia? hahha Beijos ficarei feliz com sua visita, no meufilhominhavida.com