sexta-feira, 8 de junho de 2012

Kiyo: um menino colorido (verde-amarelo-azul-branco-vermelho)


Kiyo nasceu no Brasil há 5 anos atrás. Viveu 2 anos e meio de sua vida (ou seja metade dela) no Brasil. Agora estamos morando nos EUA, na Florida, em Pompano Beach. Ele já adotou esse lugar como seu lar. No entanto, é muito legal de ver como ele guarda no coração seu amor pelo nosso Brasil (principalmente pelas pessoas queridas que aqui ficaram). Nesse período de 25 dias que passamos no hemisfério sul, pudemos observar que ele lembra e muito bem das pessoas e dos lugares.
Apesar de não falar tudo em "Potogueis", Kiyo compreende exatamente o que os outros falam pra ele. E sem vergonha ou medo de não ser entendido, segue fazendo mímicas quando vê necessidade ou solta a matraca mesmo no inglês. O que ele não faz é ficar encolhido no nosso lado.
Ele pode visitar a bisa em Maringá, ver os tios, primos e amigos em Floripa, visitar a tia-bisavó na Lapa e aproveitar muito a casa da vovó em Curitiba. Foi um tempo curto (na minha opinião), mas valeu a pena. Apesar do frio e pouco tempo disponível das pessoas (afinal não era férias pra ninguém), conseguimos matar um pouquinho das saudades.
O melhor de tudo é ouvir da boca dele: "Mamãe, I want to go back to vó Ana's house" (Mamãe, eu quero voltar pra casa da vó Ana). Sei que essas lembranças ficarão com ele pra sempre. E sei que, apesar da distância, o laço de amor e carinho já está selado. Ele sabe quem são as pessoas que vê nas fotos ou com quem conversa pelo skype. Ele escolhe presentes para dar aos primos, tios e tias a dedo, chamando um por um pelo nome.
E assim, fomos e voltamos... e ficamos com aquele gosto de quero mais.
Quem sabe voltamos logo pra visitar mais um pouco a nossa amada terrinha verde-amarela...

Nenhum comentário: