domingo, 23 de setembro de 2012

Para o Kiyo: conselhos que soh uma mae pode dar...


Pouco antes do Kiyo fazer 5 anos, eu escrevi esse texto (em ingles) para ele. Hoje senti a necessidade de traduzi-lo e coloca-lo aqui. Como pais, a gente sempre deseja o melhor para nossos filhos. Eu acho importante que os ensinemos valores que vao carregar para a vida toda. E que nunca esquecam que, por maiores que sejam, e por mais independente que tenham se desenvolvido, ainda serao sempre nossos bebes. Eis os meus conselhos para o Kiyo...

Oi meu amor,
Voce estah com quase 5 anos. Jah vai para a escola e jah consegue escrever seu proprio nome. Viu soh como as coisas acontecem rapido? Algumas vezes nao consigo acreditar quao grande voce estah. Toda noite, quando olho para voce, ainda vejo o bebe que insistia em me olhar (mesmo no escuro) no hospital, na noite em que voce nasceu. Ainda consigo reconhecer em seus olhos o mesmo brilho que me olhava curiosamente, como se tentasse me reconhecer.
Agora que voce jah eh um menino grande, gostaria de compartilhar contigo algumas coisas que eu acho que voce deveria saber para a sua vida inteira. Agora pode ser que voce nao compreenda inteiramente o que eu falo, mas um dia certamente entendera.
1. BRINQUE! Brinque o maximo que puder e enquanto tiver energia para brincar.  Nunca, nem por um minuto, pense que voce eh muito velho para brincar. Veja seu papai. Ele sempre serah um bom exemplo de como a brincadeira eh saudavel e faz bem pra voce.
2. Nunca tenha medo de tentar coisas novas. Eu sei que o "desconhecido" pode ser assustador. Mas se voce nao experimentar, nunca saberah como eh realmente.
3. Lembre-se que, nao importa a distancia que estivermos fisicamente, eu sempre estarei com voce em seu coracao.
4. O medo paraliza. Entao, nao deixe que o medo paralize sua vida. Se voce estiver com medo de alguma coisa ou alguma situacao, tente encontrar meios para que isso nao seja tao assustador. Se isso significar chamar o PAPAI ou a MAMAE, tudo bem. Voce pode sempre contar conosco. E nao eh vergonha alguma admitir que tem medo de algo.
5. Quando estiver com alguma duvida, pergunte! Nunca tente adivinhar!
6. Se voce achar que nao pode perguntar, pergunte assim mesmo. Nao existem perguntas bobas! Ha, no entanto, pessoas cuja resposta faca parecer boba. E nesse caso, nao eh sua culpa por perguntar, mas da pessoa por nao saber responder.
7. Saiba uma lingua diferente (ou varias). Voce jah sabe duas. Mas nao esqueca dessa lingua. Eh muito importante poder falar com as pessoas em suas linguas nativas. Isso demonstra respeito.
8. Sorria! Seu sorriso eh o mais bonito do mundo! Sempre use-o para seu beneficio!!!
9. Respeite as pessoas apesar de suas diferencas. A pior coisa do mundo eh maltratar ou desrespeitar alguem apenas porque ele (ou ela) nao se encaixa no padrao. Sempre lembre-se que voce pode ser o diferente em algum ponto de sua vida.
10. Respeito o meio ambiente!!! Voce precisarah viver nesse mundo, entao faca dele um lugar agradavel para se viver. E nao desanime porque os outros nao fazem como voce. Algumas pessoas nao conseguem entender essa importancia.
11. A sua vovoh Ana sempre diz que as pessoas soh podem dar aquilo que elas mesmas tem dentro delas. Entao, tenha certeza de que voce terah coisas boas para dar aos outros, mesmo que eles nao retribuam. E nunca esqueca que nos demos a voce tudo aquilo que tinhamos de melhor.
12. Estude! Aprenda! E Questione! Ninguem sabe tudo, mas isso nao eh desculpa para nao procurar saber mais. O seu conhecimento eh talvez umas das unicas coisas que ninguem pode roubar. Use-o para fazer o bem.
13. Ame a Deus. Tenha certeza de que Ele cuida da gente. Busque a sua propria relacao com Ele, pois nao podemos viver a feh dos outros. O relacionamento com Deus eh pessoal e unico. Eu nao posso dizer para voce como deve ser, apenas posso contar como eh comigo.




Nenhum comentário: